top of page

Meus professores

José Alves da Silva
1º professor
José Alves da Silva

        Nasceu no Rio de Janeiro. Diplomou-se em violino na Escola Nacional de Música em 1965, na classe do professor Carlos de Almeida. Foi violinista da Orquestra Sinfônica Brasileira, professor da UFRJ, professor da Escola de Música Villa-Lobos, Conselheiro da Ordem dos Músicos do Brasil e Secretário do Sindicato dos Músicos Profissionais do Município do Rio de Janeiro.

      Na Escola de Música da UFRJ foi professor de violino, chefe do Departamento de Arcos e Cordas Dedilhadas entre 1984-1992 e diretor entre 1994 e 1998.

Carlos Vianna de Almeida
2º professor
Carlos Vianna de Almeida

       Nasceu no Rio de Janeiro em 1906. Aluno de Francisco Braga, foi violinista premiado, regente e professor de violino e viola e compositor.

       Diplomou-se em 1928 pelo Instituto Nacional de Música. Atuou durante quatro anos como pianista de gêneros populares, o que lhe rendeu algumas gravações instrumentais e canções.

Norma Cupertino
3ª professor
Norma Cupertino

Professora da UFRJ.

Formada em violino pela UFRJ. Recebeu medalha de ouro.

Marco Antônio Lavigne
4º professor
Marco Antônio Lavigne

      Estudou no Rio de Janeiro, violino com Maria Magdala da Gama Oliveira e Oscar Borgerth e teoria musical, análise e composição com Judith Cocarelli, Esther Scliar e Cláudio Santoro Prosseguiu seus estudos com Cláudio Santoro, em Mannheim, na Alemanha e ingressou na Escola Superior de Música de Colônia, onde cursou Viola, com Berta Volmer, assim como o Seminário de Educação Musical. Na Faculdade de Filosofia da Universidade de Colônia, cursou os Institutos de Musicologia e Antropologia, especializando-se na área de Etnomusicologia. Ainda na Alemanha, foi professor de violino, viola e matérias teóricas nas Escolas Municipais de Música das cidades de Jülich e Colônia. Foi professor da UNIRIO.

Nicole Lerch
5º professor
Nicole Lerch

      Americana de Ohio, tem Mestrado em violino pela Universidade de Boston e participou em varias orquestras sinfônicas e grupos camerísticos nos Estados Unidos. Desde 1985, reside no Rio de Janeiro, onde foi membro da Sinfônica Brasileira (OSB) e da Orquestra do Teatro Municipal (OSTMRJ), atuando ainda como solista, camarista e professora. Desde 1997, é Professora de Violino da Escola de Música da UFRJ. 

IMG_4190.JPG
MasterClass
Csaba Erdelyi

      Csaba Erdélyi, nascido na Hungria, fez história na música quando, em 1972, venceu o prestigiado Concurso de Violino Carl Flesch com a viola - a primeira e, até agora, única vez. Após o Prêmio Flesch, foi convidado por Joseph Szigeti e Rudolph Serkin para o Festival de Marlboro, onde também trabalhou com Pablo Casals.

Aluno de viola de Pál Lukács e posteriormente Yehudi Menuhin e Bruno Giuranna, Erdélyi tornou-se parceiro de Menuhin em concertos e música de câmara. Menuhin escreveu a Benjamin Britten: “Erdélyi é um elo inestimável entre as duas grandes culturas musicais da Europa Oriental e Ocidental.”

       Como solista, Erdélyi gravou para as gravadoras Concordance, Decca, Hungaroton, Lyrita, Nimbus e Philips. Tocou concertos para viola no Royal Festival Hall e nos BBC Promenade Concerts, bem como nos principais festivais internacionais de música. Ele foi o solista de viola na trilha sonora de Amadeus.

Erdélyi foi viola principal da Orquestra Philharmonia de Londres de 1974 a 1978. Em 1980 tornou-se o violista do Chilingirian Quartet de Londres, bem como professor de viola na Guildhall School of Music. Nos EUA, o professor Erdélyi lecionou na Indiana University, Rice University, Butler University, Bowling Green State University.

       Por mais de 20 anos, o professor Erdélyi pesquisou o manuscrito original do Concerto para Viola de Bartók, a última obra do compositor deixada em rascunho. Em consulta com renomados estudiosos de Bartók, ele restaurou e orquestrou a obra da maneira mais autêntica. Tanto a edição de Erdélyi, publicada por promethean-editions.com, quanto seu CD de estreia mundial com a Sinfônica da Nova Zelândia disponível em concordance.co.nz receberam aclamação profissional mundial.

       Csaba Erdélyi atua como viola principal da Orquestra de Câmara de Indianapolis e da Sinfonia da Camera da Universidade de Illinois. Ele toca uma magnífica viola feita para ele pelo mestre luthier Joseph Curtin em Ann Arbor, Michigan.

bottom of page